Interactivity, M&A Digital 0

Inauguração da COMUR – Museu Municipal da Murtosa, com multimédia interativa a cargo da M&A Digital

O município da Murtosa recuperou as antigas instalações da fábrica de conservas COMUR e transformou-as em unidade museológica. A inauguração aconteceu no passado sábado, dia 21 de fevereiro, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. A COMUR – Museu Municipal da Murtosa, pretende ser um espaço museológico dedicado à Fábrica de Conservas do concelho e também à história da comunidade em que se insere.

Concebido pela GloryBox para a Câmara Municipal da Murtosa, este é o único museu nacional dedicado às conservas de enguias. Estas conservas são, ainda hoje, uma das imagens de marca do concelho e as grandes embaixadoras da Murtosa em mercados internacionais.

Com uma museografia contemporânea, o espaço alia design a conteúdos informativos e interativos e distingue-se pela sua vertente pedagógica, capaz de envolver os diversos públicos na história da COMUR. Um espaço de história e de memórias, onde a Murtosa, a Ria, o Mar e a Indústria são elementos chave.

A autarquia transformou o espaço original da fábrica de conservas, acrescentando novas tecnologias aos equipamentos fabris, com recurso a soluções interativas que ajudam o visitante a perceber o contexto histórico e as espécies da Ria de Aveiro.

A M&A Digital foi a responsável pelo desenvolvimento de toda a interatividade e multimédia do museu, desenvolvendo 5 aplicações interativas para esse fim. A Ria, a Enguia e as Conservas foram o mote para a produção de três aplicações de caráter institucional, que permitem ao utilizador aceder a conteúdos informativos. Estas aplicações têm a particularidade de serem inseridas em cenários improváveis. A aplicação das enguias está encastrada num tanque real onde, originalmente, eram lavadas as enguias. A aplicação relativa às conservas está inserida numa mesa interativa que simula a lata de uma conserva, tornando a experiência para o utilizador ainda mais dinâmica.

Com a particularidade de ter sido desenvolvida para monitores verticais, a aplicação multimédia “Cria a tua Embalagem” permite personalizar o papel de embrulho da própria lata de conserva.

A “Caldeirada”, aplicação com controle gestual desenvolvida pela M&A Digital, consiste em duas vertentes. A primeira, “Os Fixes da Murtosa”, apresenta informações sobre as espécies piscatórias da região; a segunda, “Isto vai dar Caldeirada”, oferece aos visitantes a possibilidade de, ao combinarem os devidos ingredientes, fazerem uma “caldeirada virtual”, aprendendo a tradicional receita de caldeirada de enguias da Murtosa.

A M&A Digital, parceira tecnológica da GloryBox, orgulha-se de fazer parte deste projeto, que promete ser uma referência a nível nacional e internacional e que valoriza, de forma exemplar e pedagógica, a cultura e património da região.

Fotos: M&A Digital, GloryBox e Município da Murtosa

You Might Also Like

No Comments

Leave a reply