Internet, M&A Digital, Real Estate 0

“A Internet ao serviço das vendas no imobiliário.” Filipe Marques / Revista CRS Portugal

CRS finalNuma sociedade altamente tecnológica, em transformações e readaptações constantes, torna-se imperativo responder rápida e eficazmente aos desafios do mercado e à concorrência altamente competitiva. O mercado imobiliário não foge à regra e, por isso, é impreterível que este setor de atividade tome medidas adicionais para atingir o sucesso e, consequentemente, venda imóveis no menor tempo possível e ao melhor preço.

A tecnologia é indispensável e a presença no mundo digital é uma obrigatoriedade. Não há dúvida nenhuma de que, hoje, o mundo se volta para a Internet para pesquisar todos os tipos de informação. A Internet surgiu como uma plataforma que trouxe novas alternativas de comunicação e relacionamento para as empresas, em todos os setores, tornando-se uma ferramenta de negócio infalível e indispensável. Este meio promove transformações diretas e indiretas, permitindo organizar e modernizar métodos de trabalho e, consequentemente, proporcionar a evolução dos mais diversos nichos de mercado. Inegavelmente, os negócios imobiliários estão a ser impulsionados por esta mudança e os resultados são cada vez mais evidentes. Atualmente, a Internet constitui uma eficaz ferramenta de trabalho para os profissionais de todas as áreas, com custos reduzidos e respostas rápidas, e o mercado imobiliário não fica indiferente a esta tendência. O apoio da Internet na partilha da informação interna e no cruzamento das ofertas disponíveis no mundo imobiliário, constituem condições essenciais ao sucesso do negócio.

188531015

Perante este cenário, as imobiliárias têm a necessidade de investir em conteúdos e na disponibilização de ferramentas digitais, por forma a chegar ao público-alvo pretendido e, deste modo, aproximar-se dos potenciais clientes, estreitando a relação cliente-empresa, e ganhando destaque no mercado imobiliário português.

O imobiliário é dos setores que mais utiliza a Internet para promoção de produtos. No entanto, o erro primordial reside na quantidade da informação publicada, ao invés da qualidade informativa. É urgente repensar a forma de comunicar, elaborando estratégias modernas e dinâmicas, com o intuito de responder à concorrência e aos desafios constantes impostos pelo mercado. Os clientes são cada vez mais tecnológicos e aptos a utilizar a Internet não só como ferramenta de lazer, mas também como oportunidade de criar e gerir negócio. Assim sendo, tendo em conta que através da Internet se torna possível aumentar vendas e captar potenciais clientes, é necessário que o imobiliário tenha uma presença online verdadeiramente útil e capaz de gerar resultados produtivos.

O gestor imobiliário deve estar atento às novas tendências e necessidades tecnológicas e pensar em estratégias de comunicação e marketing eficazes e diligentes. Isto porque, hoje em dia, milhares de pessoas consultam diariamente um grande volume de páginas Internet de ofertas imobiliárias e, por isso, torna-se num meio de divulgação eficiente e com retorno garantido para os profissionais do setor. Os compradores, hoje em dia, desejam pesquisar o máximo de informações sobre os imóveis com o mínimo esforço e, preferencialmente, sem sair de casa. Por isso, esta necessidade iminente atrai os consumidores para os portais imobiliários, por exemplo, que ganham destaque no mercado imobiliário online. Estes portais assumem um papel de aglomeradores de informação, pois concentram uma oferta imobiliária abrangente e segmentada, o que acaba por facilitar a pesquisa e consulta de imóvel pelos potenciais clientes.

 

Estratégias de Marketing Digital

129404186

Hoje em dia, a Internet tem um valor adicional, porque tudo é vendido através desta tecnologia e todas as pessoas se auxiliam dela para pesquisar todo o tipo de informações. É mais um negócio em expansão, que acrescenta o entusiasmo para a importância da linha de marketing imobiliário. Com a ajuda de um site, por exemplo, é fácil promover imóveis e espalhar mensagens a um número alargado de pessoas. Mas este site tem de ser totalmente interativo e rico ao nível do conteúdo informativo. Os utilizadores esperam mais do que simples fotos com características comuns dos imóveis, muitas vezes com conteúdos mal estruturados. Os utilizadores de hoje esperam ver fotorreportagens ou vídeo-reportagens originais e criativas, que lhes proporcionem visitas virtuais aos imóveis totalmente interativas e dinâmicas.

Os empresários experientes de hoje sabem também que, para serem verdadeiramente bem-sucedidos num mercado globalizado tão competitivo, é essencial realizarem um bom marketing no meio digital. E isto passa também pela articulação de meios, como sites Internet, redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram ou YouTube) ou e-mail marketing, que constitui uma excelente ferramenta de gerar visibilidade e criar negócio. Além disso, estas tecnologias são propícias à fomentação do relacionamento com o cliente, permitindo uma aproximação eficaz e lucrativa, estreitando a relação cliente-empresa. É conveniente que o recurso a essas ferramentas faça parte das estratégias empresariais do imobiliário, por forma a ganhar força no mundo digital, mas com técnicas de divulgação aprimoradas e inteligentes.

Convém ser consciente nas estratégias utilizadas para as redes sociais, fornecendo informação significativa, acessível e direta e tentando interagir com os potenciais clientes tanto quanto possível. Além disso, nunca, em caso algum, se deve subestimar o poder dos blogs pois estes são uma excelente ferramenta para o profissional do imobiliário se estabelecer como perito na área, aproximar-se dos clientes e ajudar a construir confiança e influência. Portanto, tal como acontece nos sites Internet, ao manter os blogs atualizados, é possível garantir vantagem SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, com o objetivo da página em questão ficar mais bem posicionada nas pesquisas orgânicas nos principais motores de busca da Internet, como é o caso do Google.

Todas estas ferramentas interativas tornam a tecnologia web uma importante ferramenta de trabalho, mas é também crucial que o plano de marketing seja realista, atingível e que a empresa esteja apta a executá-lo com consistência.

 

O poder das Redes Sociais

96368282

As redes sociais são, cada vez mais, uma necessidade para os profissionais que se pretendem aproximar do público e consolidar a sua marca. Mas é o uso correto e estratégico das ferramentas que diferencia os resultados obtidos. As redes sociais não devem ser o foco principal das empresas e mediadores, porém estas representam uma importante ferramenta para a venda de imóveis. Negar a existência do seu potencial, é o mesmo que tapar os olhos ao novo comportamento que os clientes têm vindo a adquirir, e esta negação pode representar perda de novos negócios.

Na verdade, as redes sociais estão de tal forma presentes na vida das pessoas que já não é possível descartá-las qualquer que seja o ramo de atividade; com o diferencial de que, no imobiliário, estamos a tratar de um segmento especializado de mercado e de grande responsabilidade. O negócio imobiliário carece de muita comunicação prévia entre vendedor e clientes e, por isso, nada melhor do que a comunicação direta nas redes sociais para satisfazer essas necessidades. É essencial tratar os possíveis compradores de maneira individualizada, conhecendo as suas personalidades e preferências para, com isso, construir um relacionamento sólido, duradouro e que beneficie ambos.

_______________________________________________________________________________________________________________
Filipe Marques – Diretor Executivo da empresa M&A Digital
(Artigo presente na Revista CRS Portugal)

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a reply