A M&A Digital, empresa de soluções digitais, multimédia e interactividade, foi seleccionada como parceira tecnológica para a “Conferência Internacional de Turismo do Douro”, evento organizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) que decorrerá entre 11 e 12 de Novembro, na Aula Magna da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.
O Douro
foi o primeiro destino, a nível mundial, a receber avaliação do Centro de Excelência dos Destinos (CED), e com a conferência, organizada pelo IPDT, pretende-se “Divulgar o destino no mercado interno e além-fronteiras e contribuir para a reflexão técnica e científica de temas-chave para o turismo da região”. Com uma envolvência estimada de cerca de 300 profissionais pretende-se também fazer um balanço das recomendações e estratégias. Ao longo desses dias, peritos nacionais e internacionais vão abordar a situação actual do turismo da região e apresentar novas estratégias de desenvolvimento. Entre especialistas das diversas áreas temáticas, organizações e empresas ligadas aos produtos turísticos do destino, instituições de ensino e de investigação, municípios e profissionais do sector, é esperada a participação de 300 personalidades no evento.
A M&A Digital assumiu o posicionamento de parceiro tecnológico do evento, implementando diversas soluções de divulgação, integradas e baseadas na sua mais recente plataforma tecnológica dedicada ao sector do turismo – PROTOUR Management and Collaboration (www.sensiainteractive.eu)
O PROTOUR é uma plataforma de gestão de informação, colaborativa e orientada para níveis de produtividade nunca antes alcançados no sector do turismo e gestão de recursos turísticos. Os princípios de integração com multiplos suportes digitais e reutilização de informação, exploram as capacidades e experiência da M&A Digital no desenvolvimento de plataformas internet e da sua tecnologia de sincronização de dados, já amplamente aplicada soluções de outros ramos de actividade.
O reconhecimento do IPDT na selecção do PROTOUR como plataforma estrutural de recolha e gestão de dados, vem revelar enorme potencial desta ferramenta e das suas vantagens para o sector do turismo e todos os players envolvidos.
Após uma experiência inicial, em Janeiro deste ano, numa integração de dados, bem sucedida, de 47 municípios do norte de Portugal, na sua versão actual o PROTOUR integra mais 24 municípios, suportando “outputs” em tempo real, para aplicações internet e equipamentos interactivos.
O PROTOUR possibilita a este projecto, o estabelecimento de uma rede de trabalho entre as Câmaras Municipais e o IPDT, que resulta numa gestão de recursos turísticos assertiva e dinâmica. Encontra-se já disponível, no site internet da Conferência e na unidade interactiva instalada no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, um dos elementos mais inovadores e do projecto: o Miradouro (Douro em Imagens) – uma viagem fotográfica e geolocalizada, cuja forma e dinâmica são construídas com a colaboração de todos os municípios envolvidos no projecto, através das diversas “camadas” de gestão e validação de informação. Com um fluxo de dados bidireccional, o PROTOUR além de fornecer informação, permite recolher dados sobre a informação que é disponibilizada nos diversos suportes e periféricos, criando a possibilidade de fornecedor dados estatísticos e informação sistematizada sobre o publico consumidor. (www.conferenciadodouro.org).









No Comments